A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara elegeu, com 54 votos a favor e dois votos em branco, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) para presidir o colegiado. Ele é réu no processo em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o esquema de pagamento de mesada a parlamentares que ficou conhecido como "mensalão".
João Paulo foi indicado pelo PT para o cargo e foi candidato único. Sua escolha pelo PT ocorreu após um processo de disputa interna com Ricardo Berzoini (SP). No final, um acordo deu a João Paulo a presidência em 2011 e Berzoini será o indicado para o próximo ano.
O STF aceitou denúncias contra João Paulo por lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. O julgamento pode ser realizado ainda neste ano.
Tiririca na Educação
O deputado federal Tiririca (PR-SP), o mesmo que teve de provar que não era analfabeto para assumir o cargo, fez sua estreia como titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Após a reunião, o humorista disse que entendeu o funcionamento da comissão e agradeceu o apoio dos deputados.
"Deu para entender legal. Achei bacana os colegas, a força que me deram, achei bacana", disse Tiririca, o deputado mais votado do Brasil, com mais de 1,3 milhão de votos.
Tiririca também se defendeu das críticas por ter escolhido a Comissão de Educação e Cultura para atuar no Congresso. "Sou um cara que tem uma vivência muito grande, graças a Deus. Fui palhaço de circo, sustentei seis filhos e estou aqui hoje. Então, eu tenho muita história, muita coisa para ajudar", afirmou.
Sem entrar em detalhes, Tiririca contou que está trabalhando em seu primeiro projeto na Câmara, que será voltado para o circo e os artista populares.
Tiririca ainda aproveitou para reclamar do preconceito que sofre por ser humorista. "Vocês confundem o palhaço no trabalho lá com o deputado aqui. O humor é lá fora. Aqui é sério."
Leia, nos links abaixo, notícias relacionadas com este assunto:
joão paulo cunha é denunciado pelo STF por lavagem de dinh...
joão paulo cunha e Marcos Valério são denunciados por corr...
Placar do Mensalão: STF recebe denúncia contra 37 dos 40 acusados... |